Avalie as necessidades de impressão

Necessita considerar exatamente o que irá imprimir. Pretende imprimir uma fotografia ou criar documentos de texto? Como pretende imprimir ? O seu computador vai estar ligado diretamente à impressora ou vai utilizar uma rede wireless ?

Tenha em conta as principais funções para que irá usar o equipamento – e exatamente, como a irá usar – Deste modo ocupará menos tempo na sua escolha, e mais tempo para procurar por um equipamento mais económico.

Escolha a impressora adequada

Já sabe porque e para o que precisa de uma impressora, agora é só adquirir a mais adequada. Seguidamente poderá ter uma ideia dos diferentes modelos disponíveis, para o que são usados e os pontos fortes e fracos.

Impressora de jato de tinta

Um dos maiores dilemas para qualquer pessoa que esteja à procura da melhor impressora para uso doméstico ou profissional é se compra a laser ou a jato de tinta. Mas tudo depende de como pretende utilizar a sua impressora. Se pretende imprimir muito a cores, uma impressora a laser pode não ser a melhor escolha porque as impressoras laser a cores são, em média, três vez mais caras que as impressoras laser monocromáticas. Aqui é onde uma impressora de jacto de tinta ganha destaque – tem uma qualidade muito superior nas impressões a cores do que uma impressora a laser.

Nos últimos anos, as impressoras de jato de tinta ficaram muito mais eficientes e flexíveis, permitindo a impressão de imagens e documentos com grandes áreas de texto. É Por isso que as impressoras de jato de tinta ainda são a melhor opção para uso doméstico, devido à sua flexibilidade.

Em termos de custos uma impressora de jato de tinta é definitivamente mais barata, mas há que ter em conta os custos da tinta. Os cartuchos das impressoras a laser são conhecidos pela sua duração e por serem mais benéficos em termos de custos a longo prazo.

  • Prós das impressoras a jato de tinta – Excelentes para imprimir a cores, mais baratas e pequenas em dimensão.
  • Contras das impressoras a jato de tinta – São mais lentas a imprimir texto quando comparadas com as impressoras a laser e os custos da tinta são mais elevados.

Impressora a laser

Se está à procura de um modelo básico para uma impressora pessoal, e para imprimir documentos monocromáticos, uma impressora a laser pode ser a melhor impressora de uso doméstico para si. As impressoras a laser usam uma tinta especial, conhecida como toner, que se grava no papel para imprimir. Assim que começa, uma impressora a laser pode imprimir volumes elevados de documentos de forma muito rápida, o que pode ser ideal para ambientes profissionais.

  • Prós da impressora a laser – rápida e tem boa relação custo/benefício.
  • Contras da impressora a laser – muito cara para imprimir a cores se comparada com a impressora de jato de tinta.

Impressora multifunções

Indiscutivelmente é a melhor impressora para uso doméstico, uma vez que uma impressora multifunções é prática e eficaz. Este género de impressora combina impressão, scanner e fotocópias numa única máquina – algumas também têm fax – o que é adequado para a variedade de usos que possa necessitar. Também é de realçar que todas as impressoras multifunções estão disponíveis tanto em jacto de tinta como a laser.

Escolher uma impressora multifunções é possivelmente a melhor escolha devido ao espaço que poupa, seja em casa ou no escritório, uma vez que apenas necessita de um equipamento em vez de 3 ou 4, ganhando espaço e poupando dinheiro na conta da electricidade. Apesar disso, alguns dos modelos deste tipo de máquinas têm tendência a ser um pouco maiores que o costume, por isso garanta que faz a melhor escolha para o espaço que tem.

Escolher a multifunções mais barata, pode ser simples para uso doméstico, mas é necessário investir num modelo de qualidade superior para um escritório. Também é de realçar que nem todas as impressoras multifunções têm a capacidade de imprimir nos 2 lados de uma folha automaticamente.

  • Prós – Muito multifuncional e poupa espaço em áreas apertadas.
  • Contras – A qualidade do acabamento depende muito do preço e as impressoras mais comercializáveis costumam ser maiores em tamanho.

Impressora de fotografias

Apesar de uma impressora de jato de tinta imprimir fotografias com boa qualidade, não se pode comparar com uma impressora especializada. Ao usar 4 cores – preto, amarelo, ciano e magenta – as imagens impressas têm muito mais definição quando comparadas com uma impressora normal. Se gosta de fotografia, este pode ser um investimento que vale a pena. Em alternativa, pode comprar uma impressora para smartphone que elimina o incómodo de transferir as suas fotos para um computador.

  • Prós – Imprimem imagens em alta qualidade e utilizam cartuchos de tinta com alta capacidade, que duram mais.
  • Contras – O investimento inicial é muito maior do que uma impressora comum.

Impressora sem fios ou Wireless

Quer ver fios por todo o lado na sua casa ou escritório? A resposta é sempre não e, por isso, escolher uma impressora sem fios pode ajudar no seu combate aos cabos espalhados por todo o lado.

A maioria das impressoras disponíveis, com exceção das impressoras mais baratas, já têm a funcionalidade wireless e trazem benefícios que compensam a diferença de preço. Pode utilizar impressoras sem fios como impressoras de iPad ou smartphone, através da funcionalidade Wi-Fi. Também, consegue imprimir remotamente através de serviços “e-print” como o Google Drive, por exemplo.

  • Prós – Sem fios ou cabos e pode ser usada como impressora de iPads ou smartphones.
  • Contras – Apenas está disponível nos modelos mais caros.

Impressora para formato A3

Uma impressora pequena pode ser melhor para uso doméstico, mas para um escritório poderá necessitar de uma impressão maior. Comprar uma impressora A3 para o seu escritório irá permitir imprimir documentos até tamanho esse tamanho, mas também tamanhos menores como A4 ou A5. Apesar disso, com uma impressora maior vem um preço maior e uma impressora A3 ocupa muito mais espaço também.

Se tiver espaço no escritório ou necessitar de imprimir posters ou documentos maiores, uma impressora A3 pode ser a melhor escolha para si ou para o seu negócio. No entanto, se procura a impressora mais barata do mercado, não é a melhor opção.

  • Prós – Imprime numa escala maior e elimina custos de impressão externos.
  • Contras – Ocupa muito mais espaço que uma impressora normal.

Impressora 3D

Pode parecer uma novidade muito cara mas as impressoras 3D estão a começar a ganhar o seu espaço no mercado. Ideais para indústrias especializadas, as impressoras 3D permitem criar praticamente o que desejar, quer seja uma nova peça para uma máquina ou algo mais simples, como um garfo e uma faca, as opções para criar algo com plástico são quase infinitas. Tudo o que necessita é do software adequado para criar o design no seu computador e começar a partir daí.

Mas, como seria de esperar, um produto que está no topo da tecnologia de impresão, tem um custo muito elevado – e também tem uma manutenção cara. Além disso, irá ocupar mesmo muito espaço no seu escritório ou casa.

  • Prós – Capacidade de criar coisas, partes ou produtos de forma simples e eficaz.
  • Contras – Preço e manutenção muito caros.